Moedas de um real sobre notas de dez e cinco reais

Você sabe o que quer dizer estar negativado? Ter seu ‘nome sujo’ significa basicamente que você tem uma dívida em atraso e seu nome foi registrado em um dos órgãos de proteção ao crédito. No Brasil é possível estar negativado no SPC, Serasa e CCF.

O que acontece com que está negativado?

O nome negativado é muito conhecido pelo termo ‘nome sujo’. Em geral, ao ter esta restrição no CPF o consumidor acaba tendo menos opções de crédito no mercado, seja para pedir um empréstimo, financiamento ou mesmo cartão de crédito. Isso ocorre por ser comum que os bancos e instituições financeiras façam a análise de crédito considerando este critério.

Se um consumidor tem uma dívida em aberto que ainda não foi quitada e seu nome está no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, a instituição credora pode entender que ele é um ‘mau pagador’. Isso pode gerar tanto a recusa do crédito quanto apenas o acesso a juros mais altos.

Como consultar se estou com o nome negativado?

É bem simples consultar se seu nome está negativado. Isso deve ser feito junto dos órgãos de proteção ao crédito que já citamos. Além disso, vale lembrar que é possível que um consumidor esteja negativado em uma destas empresas mas tenha o ‘nome limpo’ em outra. Por isso, se você tem dúvidas sobre a situação de seu CPF, considere verificar em todos os órgãos.

Como limpar meu nome?

Se você já quitou a dívida junto à empresa na qual possuía o débito, a mesma deverá retirar seu nome dos órgãos de proteção ao crédito em até 5 dias úteis. Caso ainda esteja com o nome sujo, siga o seguinte roteiro para limpar seu nome:

  • Descubra em quais instituições você possui dívidas que geraram o registro na lista de maus pagadores. O SPC, o Serasa e os cartórios de protesto podem lhe fornecer esta informação.
  • Negocie sua dívida e a quite. Este passo é extremamente importante. Converse com a empresa quando já souber que condições você tem em seu orçamento para a quitação do débito e não deixe de pagá-lo conforme o acordado.
  • Guarde o comprovante do pagamento da dívida e confira se o valor está correto, incluindo já os juros e multas acordados.
  • Limpe seu nome em cartório, se ele estiver sujo por razão de cheque devolvido ou título protestado. É possível neste caso que você tenha que pagar uma taxa.
  • Confira se seu nome saiu das listas de maus pagadores.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.