Quem quer morar em uma casa já pode ter entendido que comprar um terreno para construir pode ser mais barato ou mais viável a curto prazo do que adquirir um imóvel já pronto. Mas se você não tem todo o dinheiro que precisa, sabe como conseguir um empréstimo para comprar terreno para construir?

Separamos algumas informações importantes para quem busca este tipo de crédito.

Empréstimo para comprar um terreno

São diversas as instituições que oferecem empréstimo para a compra de terreno ou de um imóvel construído e cada uma tem um tipo diferente de análise de crédito e burocracia para a liberação do crédito. É muito comum que o consumidor que vai comprar um imóvel, por exemplo, precise sair de casa com um grande número de documentos para abrir o pedido de crédito no banco.

Documentação necessária para solicitar crédito imobiliário

Em geral os bancos solicitam os seguintes documentos para a liberação do crédito imobiliário:

Comprador (Pessoa Física)

  • Documento oficial de identificação (RG, por exemplo)
  • Comprovante de renda

Uso do FGTS

  • Neste caso é necessário incluir na lista a última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal.

Imóvel

  • Certidão Atualizado de Inteiro teor da Matrícula

Vendedores (se Pessoa Física)

  • Documento oficial de identificação
  • Comprovante de estado civil

Vendedores (se Pessoa Jurídica)

  • Representante Legal: Documento oficial de identificação Empresa Ltda ou Firma
    Individual:

    • Documento de constituição e alterações devidamente registradas e
    • Certidão Simplificada da Junta Comercial
    • S/A: Estatuto Social e Ata de Eleição da última Diretoria publicada no Diário
      Oficial

Outros tipos de empréstimo

Para quem tem menos tempo ou, por exemplo, não tem FGTS para ajudar no pagamento do financiamento do terreno, uma opção pode ser o empréstimo pessoal. Nesta modalidade de crédito o solicitante precisará ter uma parte de sua renda não comprometida – para que possa tomar o crédito, e necessitará de comprovantes de renda. Contudo, dependerá apenas de seus documentos pessoais e não precisará aguardar os documentos de terceiros.

Quais as desvantagens? Como o crédito imobiliário carrega uma garantia, o próprio imóvel, ele pode ter juros mais baixos do que outros tipos de crédito. Além disso, costuma trazer um prazo maior para o pagamento do valor financiado e um crédito maior a ser tomado, já que está considerando a garantia.

Quais as vantagens? O crédito pessoal tem menos burocracia do que o empréstimo imobiliário e, em geral, tem liberação mais rápida. Além disso, no caso do empréstimo pessoal não será pedido um valor de entrada para a compra do terreno e o pedido pode ser feito 100% online pelo site da Lendico. A pré-análise é super rápida, levando menos de 3 minutos para um cliente ter resposta, e após o envio da documentação comprobatória o cliente recebe em a resposta da análise em até 2 dias.

E para completar, o financiamento de terreno exige que o mesmo esteja localizado em uma área urbana ou em lugares com infraestrutura, enquanto o crédito pessoal não terá esta restrição.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.