avião voando acima de coqueiros em céu azul

A sua viagem para o exterior está marcada há meses, o seu país de destino usa dólar ou euro e a cada cotação seu coração aperta de preocupação, questionamentos como: Será que eu devo cancelar a viagem? Vou me endividar se eu for? Vou passar fome?

Mantenha a calma, há muitas coisas que você pode fazer para que sua viagem dos sonhos não vire pesadelo financeiro. Vamos dar algumas dicas básicas de planejamento e de atitudes durante a viagem que podem fazer uma grande diferença.

Dispense o táxi

custos de transporte podem pesar muito no orçamento, pesquise com antecedência como utilizar o transporte público o máximo possível, já trace rotas do seu hotel para os lugares que deseja ir e se divirta conhecendo a cidade mais como morador do que turista.

Pesquise ingressos

Se você pretende ir em museus, peças e afins, pesquise bem na internet sobre os ingressos, muitos desses locais disponibilizam entradas mais baratas em determinados horários e dias que podem estar dentro dos dias que você vai estar na cidade. É bem possível que também há descontos para estudantes e jovens, leve sempre uma carteirinha que comprove essa situação.

Compras conscientes

Com a alta do dólar comprar certos produtos no exterior deixou de ser vantajoso, há muitos casos que está mais barato comprar importados aqui mesmo no Brasil. Faça uma lista do que você realmente precisa comprar, pesquise preços aqui e seja realmente crítico sobre a necessidade desses produtos.

Comer bem não é necessariamente pagar caro

Quando viajamos normalmente queremos conhecer as comidas típicas do local, mas não é preciso comer em restaurantes caros para isto. Peça indicações de restaurantes para moradores do local e dispense comer em um restaurante em pelo menos uma das refeições do dia, troque por algo do supermercado ou um lanche de carrinhos, pode ser uma experiência muito boa também.

Compre dólar aos poucos

caso não tenha comprado todo o dinheiro que vai utilizar na viagem e não sabe se espera a cotação melhorar ou compra agora antes que piore, uma boa opção é ir comprando aos poucos, assim na média você não fica em tanta desvantagem.

Evite o cartão de crédito

Deixe para usar o cartão de crédito somente em situações realmente emergenciais, por que como a maiorias das operadoras de cartão utilizam a cotação do dia do fechamento da fatura, você pode ter uma surpresa desagradável na volta, nosso blog já falou mais sobre este assunto nesse post. Utilize nota de papel ou cartão de crédito pré-pago para ter seus gastos controlados.

Estas são algumas dicas gerais de como economizar na sua viagem ao exterior, há informações disponíveis na internet que devem ser mais especificas para o lugar que você vai visitar, então sempre pesquise bem e o mais importe: Curta muito a sua viagem!

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.