mãos femininas uma sobre papel e outra usando calculadora

Empréstimo ou crédito? Crédito ou empréstimo? O maior dilema das pessoas é sempre em relação ao empréstimo. Mas por quê? O que realmente diferencia as duas modalidades? Será que existe es ou é algo da nossa imaginação?

Qual é a diferença entre crédito e empréstimo?

Para muitos, empréstimo é algo completamente diferente de crédito – só que esta diferença não existe na prática. São apenas duas palavras para falar sobre a mesma ferramenta: a forma pela qual você pega dinheiro de alguém (banco, seus pais, etc). Apesar disso tudo, de acordo com um estudo feito por uma instituição financeira, os termos “credito” e “empréstimo” são subjetivos, já que muitos brasileiros mudam sua percepção dependendo da situação social e financeira do indivíduo. 

O que muda na prática e que muitos associam um as realizações (crédito) e o outro as dificuldades (empréstimo). Só que a realidade é mais simples: tanto em um quanto no outro, você pegou dinheiro de alguém e vai ter que pagar juros por isso. Concluindo esta parte, ambos podem ser classificados como crédito, pois todo o dinheiro que lhe é emprestado, passa pela operação feita em forma de crédito. 

Muitas pessoas fogem de empréstimos achando que se trata de uma solução inadequada para resolver questões financeiras, mas se esquece que com muita frequência acaba usando estes outros créditos disponíveis no mercado: cartão de crédito, cheque, cheque especial, financiamentos, crediário, entre outros.

O que avaliar nessa hora?

Quando se fala em crédito ou empréstimo, surge a necessidade de pensar nos:

  • Juros que serão cobrados para entender quanto você vai ter que pagar para ter acesso a esse dinheiro. Além disso, tenha sempre em mente que o mais importante da operação é saber o Custo Efetivo Total (CET) e não apenas os juros. Não sabe o que é CET? Saiba mais clicando aqui;
  • Parcelamento: ele cabe nos seus rendimentos mensais? Tenha certeza que as suas finanças pessoais não serão afetadas e que o crédito não será uma nova dívida para você! Preparamos uma matéria para ajudá-lo no seu planejamento financeiro, entenda mais clicando aqui;

  • A linha de empréstimo ideal para você: há diversas linhas de empréstimo e cada uma delas serve para um motivo e apresentam taxas de juros diferentes também. Antes de fechar o contrato, pesquise qual a melhor para o que está buscando. Ficou em dúvida? Leia aqui as dicas sobre as linhas mais populares!

Do cartão de crédito ao financiamento de imóveis, passando pelo consignado e até empréstimo pessoal, o princípio é o mesmo – mas as taxas de juros variam muito. Em todos os casos, é fundamental que haja uma simulação do parcelamento e, com base nos resultados, um planejamento financeiro.

Tenha atenção

Quando você toma um empréstimo pessoal são considerados seus dados individuais, como pessoa física. Neste momento, é comum que a empresa olhe para sua saúde financeira – umas mais e outras um pouco menos. O fato é que neste tipo de operação a instituição não terá acesso a todos os dados que mostram a saúde financeira familiar. Portanto, cabe ao cliente olhar para o cenário como um todo e se certificar de que realmente têm condições de arcar com os custos do crédito que está tomando.

A Lendico fornece crédito com juros muito menores do que os do mercado e ainda faz as simulações para você ver exatamente quanto vai pagar de juros.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

10 comentários

  1. Oi estou tentando fazer uma simulação mas não to conseguindo pois diz que já existe um cadastro com meu número de CPF.como posso fazer ?

    1. Olá, Enio!
      Veja como é simples: acesse, https://www.lendico.com.br e, já na página inicial, faça uma simulação sem compromisso inserindo a quantia que gostaria de tomar (R$ 3.000,00 por exemplo), e em quanto tempo gostaria de quitar as parcelas (12, 18 ou 24 meses). Falamos em Custo Efetivo Total (CET), que nada mais que a soma dos juros, IOF e encargos. O CET pode variar de 2,79% a 5,26% ao mês, dependendo da análise de crédito do cliente e da opção de parcelamento. Gostou da simulação? Então preencha o formulário e mande a sua proposta para nós! Quaisquer dúvidas, estamos à disposição 🙂

  2. Caros.

    Já fiz uma simulação para conseguir um empréstimo de 10.000 reais para quitação de cartões de crédito, contudo não foi aprovado.Entretanto, tive um aumento salarial e voltei a entrar no site para um a nova simulação, infelizmente não pude realizar, pois aparece uma mensagem informando que só poderei fazer isso daqui a três meses.

    Já enviei um eamil a respeito disso, porém , sem resposta.
    Insisto com vocês por terem juros justos e principalmente por serem uma empresa correta ao contrário de muitos por aí.

    Agradeço a atenção e espero ter uma nova oportunidade de simulação.
    Flávio Moreira

    1. Flávio, tudo bem?
      Infelizmente, no momento, não podemos permitir uma nova solicitação, conforme apontado pelo site. Esse é um procedimento interno e que visa a sua melhora financeira para uma nova simulação, daqui três meses, por exemplo. Acompanhe nosso Blog e redes sociais para ficar por dentro de mais dicas para manter a sua saúde financeira e conta no azul. Caso tenha dúvidas adicionais, estamos à disposição 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.