mulher com mão no queijo fazendo expressão de dúvida

Principais motivos para um empréstimo ser negado

A Lendico tenta oferecer crédito para o maior número de clientes possíveis, mas ainda não conseguimos atender a todos. Se você teve seu crédito negado, não fique chateado, pois existe uma série de motivos que podem levar a isso, mas em 90 dias você pode tentar pegar um empréstimo pessoal conosco novamente. Mas afinal, o que leva um pedido de empréstimo a ser negado? Vamos explicar os principais motivos abaixo.

>

Histórico de pagamento

O seu histórico de pagamento é um dos fatores mais importantes para a avaliação das instituições financeiras a quem você pede crédito. Nele é considerado se você já fez algum pagamento em atraso, se deixou alguma dívida em aberto, etc. Quanto melhor for o seu histórico, mais chances você tem de ser aprovado para tomar um empréstimo pessoal com a melhor taxa de juros.

Score

É possível que você já tenha ouvido falar do famoso score. Ele nada mais é do que uma pontuação de crédito feita pelas instituições bancárias que as ajuda a tomar decisões na hora de ofertar crédito a alguém ou mesmo que taxas oferecer. O score é utilizando pelos bancos para medir os riscos de investir em cada uma destas pessoas por meio da concessão de crédito. Ele é usado em financiamentos, empréstimos e mesmo em consórcios.

Este valor pode ser medido de forma diferente em cada instituição financeira. Caso o consumidor tenha interesse em saber seu score Serasa, Boa Vista SCPC ou SPC, é necessário entrar em contato diretamente com estas instituições.

Comprometimento de renda

Quando você pede um empréstimo, a instituição analisa dentro de seu pedido qual é a sua capacidade de pagamento em relação ao valor que está solicitando. Esta relação precisa ser realista, ou seja, não poderá comprometer a maior parte de sua renda.

Vamos supor que você tenha pedido um empréstimo e a parcela mínima seja de R$ 1 mil. Se seu salário for de mesmo valor, por exemplo, a instituição não irá liberar o crédito solicitado.

Dados incorretos ou desatualizados

Se em algum momento do preenchimento das suas informações você digitou um dado incorreto ou mesmo desatualizado, o sistema entenderá que há um conflito de informação e negará o pedido. Isso impede, por exemplo, que alguém use seus dados indevidamente para pedir um empréstimo, pois o site verificará a inconsistência.

Mesmo após a pré-aprovação, pode haver a negativa de crédito caso algum dos documentos não esteja comprovando a informação anteriormente passada pelo usuário. Além disso, faz parte do processo de análise de crédito da Lendico pedir que alguns dos documentos sejam enviados em uma selfie (foto que alguém tira de si mesmo). Com isso há maior proteção para o usuário, pois outra pessoa não poderá pedir um crédito se passando por ele.

Vale lembrar ainda que na Lendico trabalhamos com empréstimo pessoal. Portanto, se pedir um empréstimo em seu nome, todos os dados e comprovantes deverão estar em seu nome, não sendo possível usar, por exemplo, a renda de terceiros como comprovante de sua renda.

Idade

Para pedir um empréstimo na Lendico o usuário deverá ter mais de 21 anos.

Outros motivos

Além de todos os motivos já citados acima, o banco leva em considerção diversos fatores antes de liberar ou não um empréstimo pessoal. Durante a análise serão verificadas informações como renda, estado civil, tipo de emprego, endereço, entre outras variáveis. Há também uma avaliação geral dos dados informados para verificar se eles foram totalmente comprovados com a documentação, o que pode ocasionar a negação do empréstimo.