Mulher preocupada

Como limpar meu nome

Ter pendências nos órgãos de proteção ao crédito significa que, por algum motivo, você não regularizou pagamento e possui dívida a alguma empresa. Estas empresas incluem o seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito depois de passar um determinado tempo da data de pagamento. Neste momento, o seu CPF é negativado e chamamos popularmente isto de ter “nome sujo”.

>

O que pode acontecer?

As únicas puniçõs possíveis para quem tem o nome sujo são financeiras, principalmente de crédito. Isso significa que bancos e financeiras podem se negar ou cobrar mais caro para conceder qualquer tipo de crédito (de empréstimo à cartões)

cartão de crédito

Como regularizar

Primeiro você deve descobrir se está com dívidas, qual o valor e pagar quem. Os sites do Serara Cosumidor e o Consumidor Positivo do Boa Vista SCPC fazem esse serviço. Você também pode procurar um agência física ou pelo telefone.

Depois basta entrar em contato com a empresa e negociar a dívida.

dúvidas

Observações importantes

Os órgãos de proteção não regularizam para você. É importante saber que normalmente você negocia diretamente com a empresa em que você deve a dívida, para regularizar o seu nome.

Pelo artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor, o nome do consumidor deve ser excluído dos cadastros negativos após 5 anos, mesmo que a dívida não tenha sido quitada, mas sua dívida com a empresa continua vigente. O prazo máximo para a retirada do nome do consumidor dos cadastros do Serasa e SPC é de cinco dias após o pagamento do débito.

atenção