Por ser um imposto estadual, o valor o IPVA varia em cada estado da federação. E a diferença pode ser muito grande. Em alguns estados o cidadão pode pagar o dobro em relação ao com menor alíquota.

Mas algumas coisas são sempre certas: o imposto sempre chega no início do ano e ele pode ser pago parcelado ou com desconto à vista em alguns estados (confira).

Como é calculado o valor do IPVA?

O valor é sempre calculado de acordo com o valor venal dos veículos, apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela FIPE. Cada estado define um uma porcentagem e ela varia conforme o tipo de veículo e combustível.

Fizemos uma simulação de valores com base em um automóvel de passeio flex de pessoa física no valor de R$ 40.000. Consulte o Departamento Estadual de Trânsito para ver como é feita a cobrança do seu veículo.

EstadosAlíquota (%)Valor (R$)
Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins2800

Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Sergipe
2,51000

Alagoas, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima
31200
Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraná3,51400
Goiás3,751500
Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo41600

Como pagar o IPVA?

O pagamento do IPVA pode ser feito na rede bancária diretamente em caixas eletrônicos ou baixando o boleto no site do Detran de cada estado.

Algumas federações deixaram de enviar a carta física com o boleto, mas em contrapartida outras passaram a permitir pagamento em cartão de crédito. Confira em seu estado.

Empréstimo para pagar o IPVA

Como o imposto é obrigatório para a maioria dos veículos (alguns estados não cobram de carros mais antigos), o não pagamento acarreta na apreensão, além de pagamento de multa e juros.

Portanto, não é uma boa ideia deixar de pagar o IPVA. Se não houver como pagar o imposto, a melhor saída pode ser fazer um empréstimo e quitar todas as dívidas que chegam em janeiro, junto com o IPVA.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.