Criamos um teste para você saber como anda a sua saúde financeira. Faça o “exame”, veja o diagnóstico e o tratamento. O doutor Porco está pronto para atender.


Veja abaixo o porquê das respostas e comece o seu tratamento intensivo.

Resultado do teste de saúde finaceira

Questão 1: Como você calcula seu patrimônio líquido?

Resposta: Some os bens e subtrai pelas dívidas

Explicação: Ao determinar seu patrimônio líquido, liste primeiro o valor atual de todos os ativos que você possui, como carro ou casa. Isso também deve incluir saldos e investimentos em contas bancárias.

A seguir, liste o total de passivos, como hipotecas, empréstimos, faturas de cartão de crédito, etc. que você possui e seus valores. Subtraia os passivos dos ativos e este é o seu patrimônio líquido.

Questão 2: Você precisa fazer uma compra emergencial. O que você NÃO faz?

Resposta: Solicita mais cartões de crédito para ter mais limite

Explicação: Obter um cartão de crédito deve ser o último recurso. Ao acumular grandes saldos nos cartões de crédito, você está se endividando ainda mais e dificultando o pagamento de todas as outras contas.

Fazer pequenas coisas como vender objetos de valor que você não usa mais pode realmente aumentar e deixar uma renda extra. Tente também usar suas habilidades e talentos para ganhar dinheiro. Ou busque um trabalho temporário ou de final de semana.

Outra dica é fazer um empréstimo. Sabendo quanto vai pagar a cada mês, é fácil programar o pagamento e usar o crédito para seguir em frente.

Questão 3: Qual é uma boa dica para poupar?

Resposta: Considere a poupança como uma conta fixa que você deve pagar todo mês

Explicação: Crie o hábito de economizar pagando a si próprio primeiro. Veja um valor que seja confortável e “se pague”, como um conta.

Alguns bancos oferecem ferramentas que permitem retirar automaticamente certo valor em uma data determinada por você (de preferência, próximo ao seu salário).

Ao esperar até o final do mês para economizar, é mais provável que você compre coisas desnecessárias e menos provável que poupe.

Questão 4: O que é score de crédito?

Resposta: É uma pontuação que reflete o seu histórico financeiro

O score é uma pontuação dada aos consumidores que reflete o histórico financeiro de cada um. Em geral ele é calculado por birôs de crédito, mas algumas instituições têm seus próprios scores.

Ele é utilizado pelas empresas na hora de conceder crédito a um consumidor, pois é baseado em estatísticas que apontam qual a probabilidade de inadimplência daquela pessoa.

Questão 5: Sobre o cheque especial…

Resposta: Ele é um tipo de crédito emergencial e caro que deve ser evitado

Cheque especial é um tipo de crédito emergencial que os bancos disponibilizam, em troca da cobrança de juros.

O limite é calculado de acordo com a renda de cada pessoa e pelo uso do seu limite. Quanto maior a sua renda, maior será o seu limite.

Mas o problema dessa modalidade está na cobrança de juros, que compete com o cartão de crédito como o mais caro do mercado. Portanto, ele deve ser evitado.

Quando você perceber que não consegue sair do cheque especial, faça um empréstimo. Os juros em geral são mais baratos e você consegue planejar a dívida, o que é praticamente impossível no cheque especial.


Questão 6: Sobre o fundo de emergência…

Resposta: Ele deve ser facilmente resgatável

O fundo de emergência é um dinheiro que você separa para momentos que você não planejou. Ele pode ser usado em uma situação de saúde ou quando você fica desempregado, por exemplo.

O ideal é que ele tenha de três a seis vezes os seus gastos, dependendo da sua estabilidade.

Por mais que escolher o melhor rendimento seja considerado, o fator principal é ele ser facilmente resgatável. Isso porque nunca sabemos quando emergências surgirão e ficar com esse dinheiro preso perde totalmente o sentido dele.

Compartilhe o teste de saúde financeira

E aí, como foi no teste de saúde financeira? Conte nos comentários e dê sugestões de novos testes. Você também pode compartilhar com o seus amigos nas redes sociais.

9 comentários

    1. Oi, Adriana! Muito bom o seu plano de concentrar todas as suas dívidas em um único lugar que tenha uma taxa de juros justa. Faz o seguinte, pesquise sobre a gente, faça o seu cadastro e envie a sua proposta. Estamos torcendo por você. 😉

  1. Sempre faço as contas primeiro antes de pedir empréstimo9 ou cartão de crédito. Porque tudo o que voc~E GASTA tem que devolver, Não podemos sair por aí gastando à toa sem ter uim planejamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.