Dinheiro não dá em árvore, não é mesmo? Por isso se for para usar crédito, que seja de forma inteligente! Já comentamos aqui e hoje vamos enfatizar novamente, pagar juros do rotativo do cartão de crédito não é boa ideia.

Rotativo do cartão não vale a pena

Mesmo com a baixa dos juros do rotativo do cartão de crédito, depois da mudanças das regras em abril, os juros desta modalidade de crédito continuam muito altos. Mesmo que antes eles chegassem a mais de 500% e depois da mudança já tenha chegado a 230% (junho/17), essa modalidade de crédito custa muito mais do que outras disponíveis para o consumidor.

Sendo assim, o conselho continua: não parcele os pagamentos mensais do cartão pelo rotativo, ainda que seja por um mês. Só faça compras parceladas quando não forem incidir juros na transação. Os juros altos podem levar ao endividamento e assim à ruína financeira.

O consumidor precisa ficar atento e não se iludir com a queda de juros, pois a taxa ainda é cara. Além disso, sempre que optar por qualquer tipo de crédito ou quando for realizar uma compra, é muito importante se certificar de que aquela dívida cabe em seu orçamento mensal. Lembre-se que se deixar seu nome ficar negativado, o crédito se tornará mais difícil e os juros que as instituições cobrarão serão mais altos.

Para manter a saúde financeira é preciso lembrar que o cartão de crédito não é uma forma de financiamento. Ele deve ser usado com cuidado, lembrando-se que é apenas um meio de pagamento que, se usado de forma inteligente, poderá lhe ajudar a pagar suas compras e aproveitar vantagens, como programas de pontos, etc.

Tipos de crédito

Como já explicamos aqui no blog, empréstimo e crédito têm o mesmo significado. Você toma um dinheiro que não tem e paga juros por ele. Existem no mercado vários tipos e nós listamos abaixo alguns dos mais comuns:

  • Empréstimo pessoal
  • Empréstimo pessoal consignado
  • Empréstimo pessoal com garantia
  • Financiamento imobiliário
  • Financiamento de automóveis / Leasing
  • Financiamento estudantil
  • Cartão de crédito rotativo
  • Cartão de crédito parcelado
  • Cheque especial

Antes de escolher qual o melhor crédito para quitar uma dívida ou antecipar um sonho, lembre-se de pesquisar sobre as modalidades e verificar o CET (Custo Efetivo Total) oferecido.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.