Juros dos bancos brasileiros

Crédito no Brasil e os Juros

Quando se fala de qualquer modalidade de crédito no Brasil, na maioria das vezes, as pessoas o associam aos juros altos. Para aqueles que utilizam diversas linhas de crédito, já sabem quanto de juros estão pagando aos seus bancos?

A Lendico apresenta as taxas anuais das principais linhas de crédito dos bancos, de acordo com as informações divulgadas pelo Banco Central do Brasil, em novembro de 2015.

Cartão de Crédito

Infelizmente, cartão de crédito é o produto mais utilizado pelos brasileiros, mas também é o produto com os juros mais altos.

Cartão de Crédito Rotativo

CET do cartão de crédito rotativo
As taxas acima são CET anual (Custo Efetivo Total). Fonte: Banco Central do Brasil

Também conhecido como crédito rotativo, os juros são cobrados a partir do momento que você paga apenas uma parcela do valor total da fatura do cartão de crédito. Assim como o gráfico acima mostra, os juros são extremamente altos, classificando-o como o crédito mais caro do Brasil (Veja as taxas dos outros bancos aqui).

Cartão de Crédito Parcelado

CET do cartão de crédito parcelado
As taxas acima são CET anual (Custo Efetivo Total). Fonte: Banco Central do Brasil

Crédito parcelado é uma opção de pagamento com juros elevados, assim como o gráfico acima mostra, quando você não tem condição de pagar o valor da fatura do cartão de crédito. É uma forma de fazer com que cada parcela caiba no seu bolso. Porém, é muito importante olhar o quanto de dívida adicional você estará criando ao parcelar a fatura do seu cartão, pois os seus juros não são nada baixos no Brasil. (Veja a tabela completa dos juros dos bancos aqui).

Cheque Especial

CET do cheque especial
As taxas acima são CET anual (Custo Efetivo Total). Fonte: Banco Central do Brasil

Também conhecido como limite pré-aprovado, é uma linha de crédito com um acesso mais fácil. Mas tudo tem seu preço: os juros cobrados em cima do cheque especial são extremamente elevados, o que o tornar o segundo crédito mais caro do mercado (confira os juros de cheque especial dos outros bancos). O uso consciente desse produto é essencial, caso não queira criar uma dívida que fuja do seu controle.

Crédito Pessoal (não consignado)

CET do empréstimo pessoal não consignado
As taxas acima são CET anual (Custo Efetivo Total). Fonte: Banco Central do Brasil

Apesar do empréstimo pessoal ser uma modalidade de crédito com juros menores, em relação as outras linhas de crédito, a percepção dos consumidores em relação aos juros do empréstimo pessoal continua sendo alta (confira aqui a tabela completa dos outros bancos).

Diferente das outras linhas de crédito, o mercado de empréstimo pessoal está passando por uma transformação com a entrada das Fintechs, que apostam em desbancarização. A Lendico é um exemplo de fintech que oferece empréstimo pessoal online. A grande vantagem está na menor taxa de juros, por apresentar uma operação 100% online.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.