Mão masculina digitando em uma máquina de cartão.

O cartão de crédito já se tornou um elemento muito popular entre os brasileiras, mas ainda há quem não entenda bem como ele funciona, quais são suas taxas, entre outras coisas. Hoje vamos tirar uma dúvida muito comum dos consumidores: parcelamento do cartão de crédito tem juros?

Parcelar compras no cartão de crédito

O parcelamento de compras pode ocorrer com os sem juros, mas isso varia de acordo com as condições oferecidas pelo estabelecimento no qual você está fazendo sua compra. Se a loja não dá ao cliente a opção de parcelamento sem juros e mesmo assim ele quer dividir o valor da compra, ele acabará pagando os juros cobrados pela sua administração do cartão de crédito. Vale lembrar que neste caso os juros podem ser muito elevados, e variam de acordo com a administradora.

E o parcelamento da fatura?

Bem, parcelar a fatura do cartão de crédito é uma possibilidade que não é oferecida por todas as administradoras. Além disso, é preciso ter muita cautela, pois tanto no caso de parcelamento da fatura quanto no caso de pagamento do rotativo, os juros são muito altos.

Se você gastou mais do que podia com o cartão, é importante tentar renegociar sua dívida e fazer o pagamento com linhas de crédito mais baratas.

Que cobranças posso receber do cartão de crédito?

Segundo as regras para cartões de crédito, é aceita a cobrança de cinco tarifas:

  • Anuidade do Cartão de Crédito;
  • Tarifa para emissão de 2ª via do cartão de crédito;
  • Tarifa para retirada em espécie na função saque;
  • Tarifa por pedido de avaliação emergencial do limite de crédito;
  • Tarifa para uso do cartão para pagamento de contas.

O que é a Tarifa de Pedido de Avaliação Emergencial do Limite de Crédito?

É possível que você já tenha visto em sua fatura do cartão de crédito uma cobrança com este nome, não é mesmo? pois saiba que é muito comum que ela esteja prevista no contrato do cartão de crédito e seu valor varia conforme a administradora. Se estiver em dúvida, consulte o seu contrato do cartão de crédito.

Vale lembrar que a cobrança desta tarifa não é unica. Ela pode acontecer sempre que você tenta utilizar um valor acima do seu limite de crédito e o valor é liberado pela administradora. Não importa quanto foi o excedente, a tarifa poderá ser cobrada.

Mas vale ressaltar que a cobrança não de Tarifa de Pedido de Avaliação Emergencial do Limite de Crédito não pode ser feita mais de uma vez no mesmo mês. Além disso, o cliente poderá ter a opção de desativar esta funcionalidade em seu cartão, fazendo com que compras acima de seu limite sejam apenas recusadas automaticamente.

Entendendo a fatura do cartão de crédito

Alguns dados são obrigatórios quando falamos de fatura do cartão de crédito e você deve estar atento a eles. Aqui listamos os itens que devem constar na sua fatura, além das tarifas da administradora:

  • Limite de crédito total;
  • Limite para cada tipo de operação de crédito passível de comparação;
  • lista com todos os gastos realizados no cartão de crédito com a data da compra, incluindo também o número de parcelas;
  • identificação das operações de crédito que foram contratadas pelo consumidor e seus respectivos valores;
  • O CET (Custo Efetivo Total) aplicado para o próximo período das operações de crédito que são passíveis de contratação (ex: rotativo);
  • o valor dos encargos que serão cobrados no mês seguinte, em caso de o cliente optar por pagar o mínimo da fatura;
  • valor mínimo da fatura a ser pago;
  • valores relativos aos encargos cobrados, informados de forma separada, de acordo com os tipos de operações realizadas com aquele cartão.

Como funciona o limite do cartão de crédito?

Assim como quando pedimos um financiamento ou um empréstimo, o limite de crédito do cartão é definido de acordo com as regras definidas pela instituição financeira. Ela poderá usar uma análise de perfil específica e liberar ou não o cartão de crédito para o consumidor. Em geral são considerados dados como risco, renda, capacidade de pagamento, entre outros.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.