O que é o score de crédito?

Tire suas dúvidas sobre o que é score e qual sua função no pedido de empréstimo.

Se você já procurou por crédito em algum momento de sua vida, provavelmente já ouviu falar em score. Mas você sabe o que este termo significa, como é feito seu cálculo e como ele interfere no seu pedido de empréstimo? Calma, a gente vai explicar.

Score

O score é uma pontuação financeira dada aos consumidores. Em geral ele é calculado pelos birôs de crédito, mas algumas instituições têm seus próprios scores para usar na análise de crédito.

Em geral ele é utilizado pelas empresas na hora de conceder crédito a um consumidor, pois é baseado em estatísticas que apontam qual a probabilidade de inadimplência daquela pessoa com base em uma série de dados que vamos explicar mais abaixo.

Como descobrir meu score

Como dissemos, os birôs de crédito calculam o score de cada consumidor. Como existem vários birôs e cada um tem seu próprio score, você pode ter uma pontuação alta em uma empresa e uma pontuação mediana em outra. Por isso, para descobrir seu score será primeiro necessário saber qual score você quer conhecer. Os mais comuns e bastante utilizados no mercado de crédito são os scores Serasa e SCPC.

Em ambos os casos, é possível descobrir o seu score de crédito diretamente no site das empresas. A Serasa oferece o serviço no site Serasa Consumidor. Já o SCPC Boa Vista oferece é oportunidade de o consumidor descobrir sua pontuação por meio do site Consumidor Positivo.

O que é considerado no cálculo?

Cada birô de crédito tem seus próprios critérios para o cálculo do score, podendo haver variação no mesmp. De forma geral, eles utilizam dados como registros no SPC e Serasa, para saber se aquele consumidor ficou inadimplente recentemente, idade, renda, CEP e estado civil.

Com estas informações e outros dados de inteligência destas empresas, é calculada a pontuação de 0 a 1000 que diz qual o risco de inadimplência do consumidor em questão.

Score alto não quer dizer aprovação de crédito

É importante constatar que quem tem um score alto não terá necessariamente uma liberação de crédito. Isso acontece porque cada instituição financeira trabalha com sua própria análise de crédito, podendo usar ou não a pontuação de score dos birôs de crédito.

Somado a isso, mesmo que a instituição use o score Serasa, por exemplo, em sua análise de crédito, este poderá não ser o único critério para a análise de risco que determinará se haverá ou não a concessão de crédito e quais serão as condições de pagamento e taxa.

Como melhorar meu score

O score não é uma pontuação fixa e pode piorar ou melhorar, dependo do comportamento do consumidor. Por isso, existem algumas ações que podem ajudá-lo na tarefa de ter uma melhor pontuação:

  • pague suas contas sempre em dia
  • quite dívidas atrasadas
  • mantenha seus dados atualizados no Serasa/SCPC
  • faça seu cadastro positivo

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado