Como saber se minha taxa de juros é justa?

Sempre que você vai comprar algo e quer saber se o preço é bom, busca compará-lo, não é mesmo? Pois quando o assunto é empréstimo a lógica não é diferente. Quem está buscando um crédito e quer saber se encontrou uma taxa de juros justa precisa buscar referências no mercado e a gente vai te ensinar como fazer isso de modo descomplicado.

O que é uma taxa de juros justa?

Para saber se uma taxa oferecida para você é justa, é necessário que você avalie a proposta em diferentes instituições. Para isso recomendamos que faça a avaliação sempre considerando as mesmas condições em cada instituição no que diz respeito a parcela, prazo e Custo Efetivo Total. Além disso, lembre-se que se mentir informações em um dos lugares, em relação aos dados considerados em sua análise de crédito, não será possível fazer uma comparação fiel.

Onde ver as taxas

No site do Banco Central é possível encontrar a taxa de juros média aplicada por cada instituição bancária de acordo com o tipo de operação de crédito. É possível verificar por exemplo, qual a taxa média aplicada por seu banco para um empréstimo pessoal não consignado.

Atenção!

Mas lembre-se, a taxa média não é necessariamente a taxa que você conseguiria naquela instituição. Além disso, as fintechs não são listadas ali, pois, em maioria, atuam como correspondentes bancárias.

Para fazer uma comparação real das taxas é preciso fazer o pedido em cada uma das instituições e fazer uma análise de qual o CET oferecido por cada uma. Mas lembre-se, quanto maior o período de pagamento, menor será o Custo Efetivo Total mensal. Por isso é importante sempre comparar a taxa pensando em um mesmo período de pagamento.

Onde encontrar a melhor taxa

A melhor oferta de empréstimo para você vai depender do seu perfil de crédito e do tipo de empréstimo que está buscando. O Serasa Ecred, por exemplo, é um site que ajuda o consumidor a encontrar diferentes empresas de crédito, baseado no perfil daquele cliente.

A Lendico é uma empresa que oferece empréstimo pessoal não consignado com um dos CETs (Custo Efetivo Total) mais baixos do mercado.

Qual a diferença de taxa de juros e CET?

Uma dica importante é que você não foque apenas na taxa de juros oferecida por uma empresa, mas sim no Custo Efetivo Total. Isso porque é no Custo Efetivo Total que são consideradas todas as taxas que envolvem aquela operação de crédito. Fique atento a este dado e evite assim ser enganado por taxas que não são reais.

Lembre-se que é por meio do CET que você saberá onde encontra uma taxa de juros mais justa.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado