Mulher com a mão no rosto, segurando um cartão,. Demonstrando preocupação.

Se você deixasse de pagar a fatura do seu cartão de crédito neste mês, sabe qual seria o juro a pagar? Apesar da queda de 6,4 pontos percentuais na taxa de juros do rotativo, o cliente chegou a pagar 223,8% ao ano no mês passado, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC).

Já se você estivesse naquela lista de clientes que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo, a taxa de juros sobe para 504% ao ano (julho/17), um aumento de 39,3 pontos percentuais em relação ao período anterior. Já a taxa média de juros do cartão de crédito ficou em 399,1% ao ano, representando uma alta de 18,3 ponto percentual em relação a junho.

Mas como funcionam os juros no cartão de crédito?

Existe mais de um tipo de juro de cartão, como você já pode perceber. O rotativo é aquele crédito tomado pelo consumidor que opta por pagar menos do que o valor total/integral de sua fatura do cartão. Desde o mês de abril, o consumidor que entra neste tipo de crédito só pode permanecer no mesmo por 30 dias. Depois disso os bancos devem transferir a dívida para o crédito parcelado – modalidade com juros mais baixos, de 159,5% (julho/17).

Já quem não paga nem mesmo o mínimo do cartão, descrito na fatura, acaba entrando na outra modalidade dos juros acima de 500% ao ano.

Já o cheque especial…

O cheque especial também não é uma boa opção de crédito. Em julho, mesmo com redução de 1,3 ponto percentual, a taxa de juros desta modalidade ficou em 321,3% ao ano.

Como saber a taxa de juros do meu cartão?

Para saber qual a taxa de juros do cartão de crédito da sua instituição existem dois caminhos possíveis. Um deles é verificar diretamente com a administradora do cartão, que muitas vezes é seu próprio banco. Mas se você tiver um cartão Nubank, por exemplo, a informação da taxa de juro do rotativo é encontrada na opção “Minha conta”.

A outra possibilidade, principalmente se ainda está procurando qual o melhor cartão para contratar, é verificar as taxas de operações de crédito informadas no site do Banco Central.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

1 comentário

  1. Boa noite!
    Tenho uma fatura de dezembro com juros de mora e rotativo do cartao que ja foi cancelado em outubro. Sou obrigada a pagar esses juros?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.