Mulher com uma caneta na mão, em frente a um computador, olhando para um papel

Ficar no cheque especial nunca é uma boa ideia, especialmente agora que ele passou o rotativo do cartão de crédito e se tornou uma das modalidades de crédito mais caras do mercado. Segundo o Banco Central, os juros médios cobrados pelos bancos nas operações deste tipo para pessoa física caíram em maio e chegaram a 311,9% ao ano, contra 303,6% ao ano do rotativo do cartão. Mas ainda vale lembrar, já que quem avisa amiga é: fuja do juro do cheque especial e do rotativo do cartão!

Juro do cheque especial cai menos

Apesar de ter se tornado o mais caro, o juro do cheque especial caiu 9,1% em relação a abril. Já o rotativo do cartão teve uma queda mais significativa, era 328,6% ao ano mês passado. Mas não se engane com as quedas, as modalidades ainda são as mais caras.

Por isso, estes empréstimos (sim, cheque especial é um tipo de empréstimo!) só devem ser usados em situações de extrema emergência e só realmente se você não tiver uma opção. Além disso, nada de usar o cheque especial a longo prazo. Se você realmente preciso dele, corra para pagar logo ou você entrará em uma bola de neve.

Importante

Vale lembrar que esta baixa no juro do cheque especial não significa que os bancos começaram a cobrar menos. Na verdade esta conta considera uma média de juros cobrados dos clientes calculado pelo Banco Central. Há instituições financeiras que cobram 522,27% ao ano.

Mudanças de políticas

Os juros do cheque especial e rotativo de cartão de crédito devem mudar. Isso porque passaram a vale em junho novas políticas para o rotativo do cartão e em julho começam as novas regras do cheque especial.

Taxas de juros do cartão no Brasil

Segundo uma reportagem publicada pelo jornal The New York Times, dos EUA, no final de 2014, os juros praticados em linhas de crédito como o rotativo no Brasil “fariam um agiota americano sentir vergonha”. Por isso é muito importante se organizar financeiramente para não pagar nem os juros do cartão nem o juro do cheque especial. Isso garantirá que você não entre em uma dívida que dificilmente conseguirá pagar.

O Banco Central também traz a média de juro do rotativo não regular, quando o cliente não paga nem o mínimo do cartão. Ela recurou de 385,2% para 346,% ao ano.

Opção

O empréstimo pessoal, seja ele consignado ou não, é uma opção mais barata para quem se apertou mas sempre teve um bom histórico financeiro e não está negativado. No crédito pessoal as taxas de juros são muito mais baixas que o juro do cheque especial ou do rotativo do cartão. Por isso, se você não sabe o que fazer para não ficar no cheque especial neste mês, vale a pena fazer um pedido de proposta para tomar um empréstimo.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

 

2 comentários

  1. Por favor eu fiz uma simulação e me endicou para outro para banco multibank me atendeu so que está demorando pra fazer a trasferenca para minha conta demora mesmo e normal.

    1. Alzenir, este banco não é um parceiro da Lendico. É possível que a indicação tenha vindo de outra empresa. Se tiver dúvidas, você pode entrar em contato com nosso atendimento pelo (11) 3230-3332.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.