Homem e mulher olhando para cartaz com post-its

finanças pessoais_dicas

Como está sua conta bancária? Está com dinheiro suficiente para comprar a casa dos seus sonhos? Se a resposta é não, já sabe que está na hora de começar a organizar as suas finanças pessoais. Já foi comprovado que as dívidas podem comprometer a saúde emocional, além de afetar a nossa produtividade no trabalho e gerar problemas no ambiente familiar.

Por isso, é importante aprender a administrar o seu dinheiro para não correr o risco de se endividar. Aqui vão algumas dicas que preparamos em parceria com a Lopes:

1. Crie sua planilha para controlar suas finanças pessoais

Coloque todas as despesas, ganhos e investimentos em uma planilha e sempre a mantenha atualizada. Divida entre gastos fixos (água, luz, telefone, etc.) e variáveis (restaurantes, estacionamento, roupas, etc). Se não gosta de planilhas, existem aplicativos para smartphones que também possibilitam a análise e monitoramento dos seus gastos.

2. Faça uma lista de prioridades

É essencial ter uma lista com as despesas de cada mês, dessa maneira você consegue controlar as suas finanças pessoais e eliminar o que não é essencial. Veja tudo que é prioridade e o que pode ser evitado/adiado, como compras de roupas ou idas ao restaurante. O objetivo é reduzir os gastos desnecessários.

3. Inicie um planejamento para seu sonho

Calcule o quanto você gastará para realizar seu objetivo. Seja qual for sua escolha: um carro, uma viagem, um apartamento ou uma casa nova é importante reorganizar seu orçamento e fazer uma poupança.

4. Dívidas: não empurre com a barriga

Defina um prazo para pagar tudo o que está devendo. Além disso, evite novas dívidas como cartão de crédito, mesmo depois de tudo quitado. Não caia em tentação, mantenha a disciplina e organize-se.

Invista quando conseguir!!

Depois que tiver com as contas em dia e sem dívidas pendentes, uma boa dica é aprender a investir. São muitas opções de investimentos, entre elas estão LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário). Busque um de acordo com seu perfil.

Saiba mais sobre Mercado e Economia no Blog da Lopes.

Pensando em alugar ou comprar? O Grupo Lopes é considerado a maior empresa de consultoria imobiliária do Brasil. Já foi responsável pela intermediação de mais de 900 mil unidades de imóveis e conta com aproximadamente 15 mil corretores associados, estando presente em nove estados do Brasil.

Se estiver pensando em comprar um imóvel, e precisar de uma força extra no orçamento, a Lendico oferece um Custo Efetivo Total (CET) que pode variar de 2,79% a 5,26% ao mês, dependendo da análise de crédito do cliente e da opção de parcelamento.

 


empréstimo pessoal


 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.