Existem muitos tipos de crédito no mercado e um deles é o empréstimo com garantia de veículo. O fato é que na hora de escolher, muita gente fica em dúvida se é uma boa opção ou não.

Pensando nisso, trazemos aqui as vantagens e desvantagens do empréstimo com garantia de veículo em relação a outros tipos de crédito.

Vantagens do empréstimo com garantia de veículo

O crédito pessoal que usa como garantia o veículo é também conhecido como refinanciamento de veículo. Ele é uma modalidade de empréstimo na qual o tomador usa seu carro, moto, etc, como garantia.

Como o tomador de crédito está oferecendo algo como garantia em caso de não pagamento da dívida, os juros destes empréstimos acabam sendo menores. Ainda assim, vale observar que empresas como a Lendico podem oferecer taxas similares sem a garantia. É preciso pesquisar antes de fechar o negócio.

Uma das vantagens do empréstimo com garantia de veículo é que ele pode ser tomado por quem tem nome sujo. Contudo, a pessoa passará por uma análise de crédito, podendo o empréstimo ser liberado ou não.

Em relação ao valor do empréstimo, é possível conseguir de 50% a 90% do valor do veículo. Este percentual varia de acordo com a instituição financeira. Além disso, dependerá do ano de fabricação do bem. Quanto mais novo o veículo, melhores taxas você poderá conseguir.

Outra facilidade é que se você for cliente do banco no qual fizer este empréstimo, poderá fazer o pagamento com débito em conta.

Desvantagens do empréstimo com garantia

Para poder pedir um empréstimo com garantia de veículo o automóvel deverá estar quitado e em seu nome. Mesmo que você seja casado, por exemplo, não poderá pedir para você um empréstimo usando o bem que está em nome do cônjuge.

Além disso, outra desvantagem desta modalidade de crédito é que seu bem fica alienado e portanto não pode ser vendido até que a dívida seja quitada.

E lembre-se, mesmo que você esteja ofertando um bem como garantia, a instituição financeira não é obrigada a lhe conceder crédito.

E por fim, esta modalidade é mais burocrática do que um crédito pessoal convencional, afinal, o veículo passa por vistoria, fica alienado e você corre o risco de perder o bem. Além disso, muitas instituições não aceitam carros muito antigos, o que pode significar veículos com 10 anos ou mais.

O que acontece se eu não pagar?

O veículo dado como garantia de empréstimo fica alienado e portanto, em caso de inadimplência, o bem pode ser perdido.

O que é preciso para pedir este tipo de empréstimo?

  • O veículo precisa estar em bom estado de conservação e funcionamento
  • Será feita uma vistoria do bem para avaliar qual seu real valor como garantia
  • O veículo deve estar em nome do tomador de empréstimo
  • É preciso que o bem esteja totalmente quitado e sem outra alienação

Documentos necessários para fazer o empréstimo

Você precisará de RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de endereço e o documento do veículo (CRV).

Quem oferece este tipo de empréstimo?

Diversos bancos e instituições financeiras oferecem este tipo de empréstimo com garantia de veículo. Banco do Brasil, Caixa Econômica (Aporte Auto Caixa) e Bradesco são algumas das opções de banco para fazer este tipo de pedido de crédito. Além disso, para quem busca uma simulação online, é possível recorrer à Creditas uma plataforma digital que atua como correspondente bancário.

Negativado pode tomar empréstimo com garantia de carro?

Esta condição dependerá dos critérios estabelecidos pela empresa que ceder o crédito com garantia de veículo. É possível que uma determinada instituição aceite o risco, mas não necessariamente qualquer instituição de crédito fornecerá o empréstimo nestas condições.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

71 comentários

      1. No caso foi falado pro meu pai que ele teria que fazer a transferência do veículo pra outra pessoa e depois transferir para ele de volta. Isso é correto?

        1. Camila, na Lendico não trabalhamos com empréstimo com garantia. Em geral, neste tipo de transação o veículo fica alienado, tal como quando você compra um bem financiado, mas não muda o nome do proprietário. Caso tenha dúvidas, sugerimos que entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor.

  1. Fiz um emprestimo, no qual coloquei um caminhao como garantia, e nao quitei o debito? Se eu nao entregar o caminhao para o Banco o que pode acontecer ?

    1. Medina, em caso de inadimplência, o bem poderá ser perdido. É possível que a instituição financeira busque por meios legais para reaver o caminhão. 🙁

  2. me informa uma coisa meu emprestimo foi em 48x estou com 6 atrasa e faltam ainda 28 meses o veiculo pode ser tomado com o contrato em vigencia?

  3. Olá , minha namora passou na primeira parte do empréstimo mandou a documentação e teve uma restrição em um cartório,não entendi o pq então passou na primeira fase ! o débito esta sendo pago ,foi por um isso dela em uma declaração de renda. ela tem um carro quitado e queremos saber se tem como continuarmos pleiteando o empréstimo dando o carro como garantia?

    1. Peterson, na Lendico não trabalhamos com empréstimo com garantia. Se tiverem interesse em um empréstimo pessoal, basta fazer o pedido pelo site e verificar o resultado da análise de crédito. 😉

  4. Ola Tudo bem ?
    quero dar meu carro como garantia para pagar custas de um processo para um advogado.
    como eu faço?
    meu nome está negativado.
    preciso urgente
    meu carro é um clio 2011 2 portas, modelo campus, completo.está com 40 mil km.

  5. Estou fazendo uma troca, mas o carro da pessoa é alienado e o meu é quitado. A pessoa vai continuar pagando metade das parcelas, mas eu corro rsico dela não pagar e eu ter que arcar com a divida toda. Quero saber se tem alienar o meu carro quitado para ela?

  6. Tenho este tipo de empréstimo. preciso pagar o IPVA porem não consigo pois está alienado ao banco. Preciso alterar a documentação..onde faço?

  7. Ola gostaria de saber se existe no mercado emprestimos para negativados sem consulta ao spc , serasa , ou nao existe de forma alguma essa modalidade?
    Vejo em muitos sites mais acho q td isso é furada !

    1. Antônio, existem empresas que fazem empréstimo para negativado sim, mas em geral os juros são muito altos, pois o risco de inadimplência é considerado maior. Sugerimos que sempre busque informações sobre a empresa e veja o que as pessoas falam sobre ela nas redes sociais.

  8. Ola, gostaria de saber… fiz a simulação e fui aprovada, so que estou com a pulga atras da orelha pois me falaram que precisam fazer a transferencia do veiculo para alienar no banco. Isso esta certo? Sabe me dizer qual é a taxa que o detran cobra? E quais documentos devo apresentar? Sou do Paraná

  9. Quais documentos do carro terei de levar para conseguir esse empréstimo? pois Não tenho mais o dut, mas tenho o CRLV e o veiculo está em meu nome. tenho CRLV 2018.

  10. Coloquei meu veículo como garantia bancária tive uma perda total no veículo tive q quitar o empréstimo para poder receber da seguradora. A mesma me pediu um doc do banco informando que o empréstimo foi quitado o banco diz q não envia esse tipo de doc. eu q tenho q baixar o gravame e verificar isso, seria assim mesmo?

    1. Olá Marcelo,
      veja qual tipo de documento é aceito como comprovante. De fato as instituições bancárias não concedem mais uma “carta de quitação” do empréstimo, isso porque você pode usar os comprovantes de depósitos ou de pagamento, e até os próprios boletos para essa comprovação.

  11. Bom dia! nosso carro falta 3 parcelas para ser quitado o valor de mercado dele é de 32000 gostaria de saber se conseguimos refinancia-lo para quitar as três parcelas restantes e também uma divida com impostos tipo IPVA. e com a sobra quitar outras dividas. mas tem um detalhe o nome da minha cônjuge esta negativado com este empréstimo, poderíamos
    resolver está situação. ha algum tipo de recomendação para este caso?

  12. Estou devendo três parcelas do meu empréstimo que fiz dando meu carro como garantia o que posso fazer, o banco pôde pegar meu carro?

    1. Olá Candida,
      confira o que diz o seu contrato. Mas, em geral, a instituição bancária pode solicitar a busca e apreensão o bem dado como garantia em caso de inadimplência. Tente renegociar a dívida.

  13. Boa. Noite gostaria de saber me ligaram e falaram meu emprestimo foi aprovado q eu tenho q fazer dut mais como posso ter certeza dissoe outra falo q tenho fazer transferincia

  14. Boa tarde! Vc pod me informar, se vc conhecer, algum tipo de financiadora de veiculos, que aceite o mesmo como garantia….os bancos sao difíceis para quem tem restrições no nome?!

    1. Emerson, trabalhamos apenas com empréstimo pessoal sem garantia de bens e não temos uma solução de crédito para negativado. Uma sugestão é você tentar um crédito por meio do Serasa Ecred 😉

  15. Oi gostaria de saber se posso ter esse crédito meu carro está no meu nome é tá quitado.. mais meu nome está sujo.. meu carro é modelo 2012 wosvagem… alguém pode me ajudar…

    1. Olá, Afranio.

      Sugerirmos procurar um advogado ou o Procon, mas isso pode caracterizar venda casada, o que não é permitido. Você deve poder fazer o seu seguro onde quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.