Atenção! A Provu não solicita pagamento antecipado para a liberação do Provu Empréstimo Pessoal.

Empréstimo no carnê: o que é, como fazer e como pagar?

Publicado em 30 jun, 2020

Atualizado em 16 fev, 2023

1 min de leitura

Link Copiado!

A gente sabe que se organizar financeiramente nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, é algo que exige boas doses de disciplina e planejamento, principalmente quando você planeja solicitar um produto de crédito, como um empréstimo. Se esse é o seu caso, é possível que o empréstimo no carnê seja uma boa alternativa para você.

Embora não seja conhecida por muita gente, esse tipo de contratação é o recurso ideal para quem tem um orçamento mais apertado. Também pode ser uma mão na roda na hora de organizar as finanças, já que permite que você preveja os gastos. Para te ajudar a entender melhor como essa modalidade funciona, fizemos um conteúdo que explica tudo sobre o empréstimo pessoal online no carnê!

Como funciona o empréstimo no carnê?

Para compreender o funcionamento do empréstimo no carnê, é importante que você saiba primeiramente o que é carnê. De maneira simplificada, é como se fosse um conjunto de boletos bancários que são emitidos de uma vez e usados para pagamentos parcelados ou recorrentes.

Então imagine que você planeja dividir uma compra de R$ 1.000,00 em cinco vezes e decide pagar no carnê. Você receberá, na hora da compra, os boletos das cinco prestações, com datas de vencimento predeterminadas e fixadas. Então se a primeira data de vencimento for o dia 15/02, por exemplo, a próxima será 15/03, depois 15/04 e assim por diante.

Apesar da popularidade de outros modos de pagamento, como o cartão de crédito, o carnê continua sendo muito usado para parcelamentos, em especial por quem não tem cartão, limite de crédito ou conta no banco. Para linhas de crédito, não é diferente: o empréstimo pessoal no carnê é uma opção perfeita para quem não quer comprometer o limite do cartão e nem atrelar o pagamento das prestações a uma conta corrente. Também é um excelente jeito de manter um controle maior sobre os gastos mensais. Ah, e com esse tipo de linha de crédito, você não corre o risco de perder os comprovantes do seu empréstimo.

Em termos de contratação, o empréstimo pessoal online no carnê funciona exatamente como os de outras modalidades: você precisa solicitar o crédito e passar por uma análise que vai dizer se a instituição se dispõe a te conceder aquele valor. O que diferencia esse tipo de crédito dos outros é justamente a forma como as parcelas são pagas depois.

Mas e quando se está com o nome sujo, ainda é possível conseguir um empréstimo no carnê?

A possibilidade de pegar um empréstimo pessoal quando se está negativado existe. Independentemente da forma de pagamento, o que muda, nesse caso, é a análise de crédito.

Quando as instituições precisam decidir se estão dispostas a ceder um empréstimo, elas fazem um levantamento sobre a saúde financeira do solicitante, para avaliar o risco de inadimplência. Portanto, costumam levar em consideração critérios como o score do Serasa e a presença de registros no SPC. Entretanto, nos casos em que a pessoa está negativada, esses critérios de análise mudam.

Nessas situações, o processo de solicitação costuma ser igual, mas as chances de obter a aprovação podem cair. Além disso, caso o crédito seja aprovado, ele provavelmente virá com taxas de juros maiores que o comum, para compensar o risco que a instituição está assumindo. Vale mencionar que muitas instituições não liberam a opção de pagamento no carnê para quem está negativado.

Quem pode pedir empréstimo no carnê?

Os requisitos para solicitar um empréstimo pessoal online no carnê não são muitos. Se a instituição que você escolheu oferece essa opção, basta se certificar de que você atende às condições abaixo:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir RG e CPF ativos;
  • Apresentar um documento de identificação original com foto, comprovante de residência e comprovação de renda.

Ah, mas esses documentos exigidos podem variar um pouco de acordo com a instituição financeira em questão. Por isso, lembre-se de verificar os requisitos da sua.

Quais as diferenças entre empréstimo no carnê ou boleto?

Já vimos que, na prática, o carnê e o boleto bancário são formas de pagamento bem similares. As duas podem ser utilizadas para pagar empréstimos, e a diferença está justamente no modo como o valor é devolvido.

No caso do empréstimo no boleto, estamos falando de uma guia de pagamento que é gerada com o valor integral ou emitida a cada mês, parcela por parcela. Agora, se você escolhe o empréstimo no carnê, recebe todas as guias de pagamento (de todas as prestações) de uma só vez, em vez de emiti-las mensalmente.

Para o caso de parcelamento de compras, existe o crediário digital ou boleto parcelado, uma opção que permite que os lojistas recebam o valor integral da venda realizada e que os clientes paguem a prazo sem usar cartão de crédito.

Como se paga o empréstimo no carnê?

Hoje em dia, há vários jeitos de realizar o pagamento do seu empréstimo no carnê.

Por conta da praticidade, a maioria das pessoas escolhe pagar por meio de internet banking, utilizando o portal ou aplicativo do banco. Entretanto, também é possível fazer isso nos caixas de autoatendimento. Como já mencionamos, os pagamentos têm datas de vencimento predeterminadas e são de recorrência mensal.

Empréstimo no carnê é confiável?

Sim! Na verdade, quando você pega um empréstimo, o que define a segurança da operação não é o meio de pagamento escolhido. Portanto, um empréstimo no carnê não é mais arriscado do que qualquer outra modalidade de crédito.

Em geral, a confiabilidade da contratação tem mais a ver com a credibilidade da instituição financeira escolhida do que com o método de quitação. Portanto, pesquise bastante para conhecer o histórico da companhia.

E falando nisso, aqui você consegue saber um pouco mais sobre como a Provu é confiável!

Vantagens e desvantagens do empréstimo no carnê

Como mencionamos, uma grande vantagem do empréstimo pessoal no carnê é a possibilidade de emitir todas as guias de pagamento de uma só vez, o que pode facilitar bastante a organização financeira. Além disso, é um esquema mais prático do que o boleto, que precisa ser emitido todo mês. Outro benefício do empréstimo no carnê é que ele é uma opção acessível para quem não tem limite no cartão de crédito.

Em contrapartida, o lado ruim de receber todas as guias de pagamento de uma vez é que isso muitas vezes leva ao esquecimento: uma vez que não chega nenhum e-mail ou mensagem te lembrando da data de vencimento, as chances de deixar o prazo passar batido são um pouco maiores. Além disso, em algumas instituições, as taxas de juros do empréstimo no carnê podem ser mais elevadas do que as de outras modalidades.

Cuidados com o empréstimo no carnê

A gente já falou sobre isso na seção que aborda a confiabilidade do empréstimo pessoal online no carnê, mas sempre vale reforçar: é importantíssimo tomar cuidado com instituição financeira que você escolhe na hora de contratar uma linha de crédito.

Nesse sentido, uma boa sugestão é conferir se a instituição que te atraiu está entre os parceiros do Serasa eCred, já que os critérios para fazer parte dessa lista são bem rigorosos. Tenha em mente que a melhor opção, quando se trata de empréstimo pessoal, é escolher instituições especializadas nisso, como a Provu.

Além disso, sempre que for aderir a qualquer produto de crédito, faça questão de ler atenciosamente todas as cláusulas do contrato, incluindo as letrinhas pequenas. Assim, você evita cair em pegadinhas ou ter que arcar com custos inesperados. Lembre-se de analisar as taxas de juros com cautela para fugir de enrascadas como os juros abusivos.

Conclusão

O empréstimo pessoal no carnê é uma ótima opção para quem gosta de se planejar com antecedência. Afinal, nessa modalidade de pagamento, você recebe os boletos de todas as parcelas de uma só vez. Também é uma boa alternativa para aqueles que não desejam – ou não podem – comprometer o cartão de crédito com as prestações.

Solicitar um empréstimo no carnê é um processo similar à solicitação de qualquer outra linha de crédito. Envolve, portanto, uma análise por parte da instituição financeira, além de exigir uma documentação que varia de acordo com a empresa contratada.

E aí, depois de tudo isso, você ainda tem alguma dúvida sobre o empréstimo no carnê? Fala com a gente nos comentários!

Ah, e não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Blog da Provu. A gente garante que são todos tão informativos quanto este que você acabou de ler!

Escrito por: Pri da Provu

Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!

Comentários (6)
Usuário
Lucas Pereira Rocha
24/01/2024

Estou precisando do empfesyimo

Usuário
ADILSON JOSE DE PAULA
12/12/2023

Empréstimo pessoal pra quitar dívidas

Fazer um comentário:

Prove realizar organização financeira!

Insira seu e-mail para receber as melhores dicas para o seu bolso:

Associações

abcd-logo

Prêmios

premio-cliente-sapremio-ra-1000

Selos

selo-empresa-neutra-de-carbono

Parceiros de Cobrança

kitei-logomhFlores-logoserasa-logo

A provu.com.br pertence à PROVU, CNPJ: 20.265.259/0001-71, com sede na Rua Pais Leme, 524 – Pinheiros, São Paulo – SP, Brasil – CEP: 05424-010.

A Provu não é uma instituição financeira, mas sim um prestador de serviços correspondente bancário nos termos do artigo 2º, da Resolução CMN nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 atuando para as instituições financeiras: SOROCRED CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S/A – CNPJ: 04.814.563/0001-74 e PROVU SOCIEDADE DE CRÉDITO DIRETO S.A – CNPJ Nº 42.627.615/0001-92.

Informações gerais sobre as operações de crédito ofertadas: a taxa de juros para empréstimo pessoal varia de 4,45% a.m. (68,62% a.a.) até 11% a.m. (249,85% a.a.), e o CET (Custo Efetivo Total) pode variar de 4,79% a.m. (76,78% a.a.) até 11,37% a.m. (270,87% a.a.), dependendo da análise de crédito do cliente e do prazo de pagamento, que pode ser de 9, 12, 18, 24 ou 36 meses.

Exemplo: valor: R$ 9.000,00; prazo: 18 meses; taxa de juros: 4,45% a.m.; 68,62% a.a.; CET 75,53% a.a.; parcelas: R$ 757,37; IOF: R$ 206,42; valor total: R$ 13.632,57. Estes valores são exemplificativos e poderão variar de acordo com a política de crédito.