mulher olhando para o alto pensando

Já ouviu falar em crédito pessoal? E você sabe dizer qual a diferença entre o empréstimo e o crédito? Vamos te responder e tirar as suas dúvidas rapidinho.

Existe diferença entre crédito e empréstimo?

Não, as duas palavras são usadas para o mesmo fim. Crédito pessoal ou empréstimo pessoal querem dizer exatamente a mesma coisa. Trata-se de um dinheiro que você toma emprestado e pelo qual pagará um determinado montante posteriormente, conforme o contrato firmado com a instituição financeira.

E isso não ocorre somente quando se fala de crédito pessoal. Um cartão de crédito, por exemplo, poderia ser chamado de cartão de empréstimo, afinal, ele permite que o consumidor utilize um valor que não tem disponível para antecipar compras que não teria condições de pagar à vista.

Muitas pessoas fogem de empréstimos achando que se trata de uma solução inadequada para resolver questões financeiras, mas se esquece que com muita frequência acaba usando estes outros créditos disponíveis no mercado: cartão de crédito, cheque, cheque especial, financiamentos, crediário, entre outros.

O fato é que um crédito pode ser sim uma alternativa positiva para sua saúde financeira, mas para isso é necessário que ele seja usado de maneira consciente. Isso quer dizer que mesmo que você tenha crédito pré-aprovado em um lugar, antes de usá-lo é necessário entender com qual objetivo está tomando aquele empréstimo, em quanto tempo irá pagar e quais são as taxas aplicadas.

Faça a conta

Ao tomar um crédito, seja ele um empréstimo pessoal, ou de outro tipo, veja qual o Custo Efetivo Total daquela operação e veja o valor real que está pagando no final. Veja quanto paga a mais para usar este crédito e pagá-lo durante aquele período de tempo. Depois avalie se aquela quantia faz sentido e se as condições que lhe foram oferecidas são justas em relação ao que o mercado financeiro oferece.

Cuidado com pegadinhas

Muito cuidado nessa hora, pois diversas instituições mostram inicialmente para o consumidor apenas a taxa de juro da operação. O mais importante é sempre olhar o CET, pois este sim é o percentual total que pagará por aquele crédito.

Tenha atenção

Quando você toma um empréstimo pessoal são considerados seus dados individuais, como pessoa física. Neste momento, é comum que a empresa olhe para sua saúde financeira – umas mais e outras um pouco menos. O fato é que neste tipo de operação a instituição não terá acesso a todos os dados que mostram a saúde financeira familiar. Portanto, cabe ao cliente olhar para o cenário como um todo e se certificar de que realmente têm condições de arcar com os custos do crédito que está tomando.

Isso vale tanto para empréstimo quanto para financiamentos ou mesmo dívidas no cartão de crédito. Coloque sua saúde financeira em primeiro lugar. Se precisar de dicas, aproveite para navegar pelas que separamos aqui no blog da Lendico.;)

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

3 comentários

    1. Olá lendico estou enteressada em seu empréstimo ,sou autônoma trabalho com cabelo e unhas, ganho em torno de seisentos a oitocentos reais,já meu esposo é asalariado. Como saber se é confiável o empréstimo de vocês, por favor!

      1. Andressa, tudo bem? Você já tentou fazer o pedido em nosso site?
        Estamos há 3 anos no Brasil e já atendemos mais de 35 mil clientes no período. Pode ficar tranquila.
        Uma dica quando tiver dúvidas se uma empresa é confiável é procurar na imprensa informações sobre ela e nos sites que permitem avaliações, como ReclameAqui e páginas de Facebook. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*