Se você vai começar um negócio ou já tem uma empresa e precisa aprender como manter sua saúde financeira, aproveite, pois as dicas de hoje são especialmente para você.
Crie uma conta corrente para sua empresa
Sim, você pode injetar dinheiro próprio na sua empresa eventualmente ou mesmo tomar um empréstimo para começar um negócio, mas depois que sua empresa estiver consolidada, é importante que ela tenha uma conta separa da sua. Isso ajudará no longo prazo, para que as contas não se misturem, o que poderia prejudicar tanto a empresa quanto suas finanças pessoais. Além disso, facilita a declaração do imposto de renda.
Não confunda os cartões
O cartão de crédito da empresa deve ser utilizado para as despesas da mesma. Além de evitar problemas na saúde financeira do seu negócio, isso também evita dores de cabeça para você com possíveis sócios e com seu contador.
A outra dica também é ter uma senha diferente da sua senha pessoal, o que evita que você use um ou outro cartão por engano.
Controle os custos da empresa
Para que sua empresa dar lucros é necessário entender onde são gastas as horas de seus funcionários, quanto custa cada coisa, quanto tempo demora para fazer uma entrega, etc. Este tipo de controle dos custos permite uma precificação adequada de seus produtos e serviços, permitindo que não tenha prejuízos por cobrar errado.
Converse com quem tem mais experiência
Você pode contratar um conselheiro fiscal ou mesmo com pessoas de seu círculo de amizade que têm experiência na gestão de um negócio. Isso lhe ajudará a tirar dúvidas e não cometer erros que outros já cometeram.
Entenda que seu tempo tem custo
Sabe quando um amigo pede para você fazer algo que é parte do seu trabalho e você passa horas daquilo e não cobra nada? Pois bem, aí temos um prejuízo. É preciso que você entenda que o seu trabalho e o dos seus funcionários é o que faz a empresa crescer, ter lucros. Por mais que possa ajudar um amigo, é preciso lembrar que é aquilo é o seu trabalho. Não é porque você é amigo do dono do supermercado que nunca pagará por suas contas, não é mesmo? Siga esta lógica.