casal em sofá, feliz, com mulher no celular e homem usando tablet

Não importa se é época de crise ou não, encontrar formas de economizar nos permite usar nosso dinheiro de forma mais inteligente e com as coisas que são realmente importantes para nossas vidas. Por isso, trazer dicas de economia é um dos compromissos do blog da Lendico, afinal, queremos que nossos clientes encontrem a saúde financeira.

Dicas para economizar em casa

Hoje separamos X dicas que vão lhe ajudar a economizar com os gastos de casa e começar a usar o dinheiro nas coisas que realmente são importantes para você.

Dica 1: Organize suas contas

Não adianta dizer que não consegue guardar dinheiro e não se esforçar para mudar isso. É claro que o custo de vida é alto e é possível que adequá-lo ao seu salário seja difícil, mas é preciso que estabeleça suas prioridades e tente guardar sempre que possível uma reserva para os eu lazer e para os seus sonhos.

Para isso você precisa controlar quais são as suas despesas e quais as receitas da casa. Além disso, busque sempre colocar suas contas básicas, como água, luz, gás, telefone e internet no débito automático. Assim você evita esquecer de pagar e, consequentemente, evita pagar juros altos.

Mas e o cartão de crédito? Se você tem pleno controle dos seus gastos e acompanha a fatura do cartão, não há problema em colocá-lo também em débito automático, mas se não adquiriu este hábito ainda, prefira receber a fatura para depois pagá-la. Isso fará você ter mais consciência de onde está indo seu dinheiro e em que está gastando mais do que deveria.

Procure também sempre controlar seu saldo bancário. Com a tecnologia que temos é cada vez mais fácil fazer isso, afinal muitos bancos oferecem aplicativos que têm a função de verificar o extrato. Utilize isso a seu favor e fuja do cheque especial.

E para organizar as contas também vale a pena pensar na data de vencimento delas. É bom que nunca vençam no dia do seu pagamento, mas que também a data de vencimento não seja tão distante. Procure programá-las para vencer dois ou três dias depois da data de seu pagamento.

Dica 2: Reflita sobre o lugar onde você mora

A localização de seu imóvel e o tipo de imóvel influenciam e muito nos seus gastos. Se mora de aluguel, e principalmente se mora sozinho, buscar um imóvel perto do trabalho pode fazer muito sentido. Calcule seus gastos com transporte e tempo e os gastos de moradia em cada lugar, o que mora e perto do trabalho. Coloque tudo na balança e veja como pode gastar menos.

Dica 3: Busque os desperdícios de sua casa

Está gastando muito em eletricidade? Ou talvez sua conta de água não faça sentido? Pois é possível que você esteja utilizando estes recursos de forma errada e desperdiçando, além deles, o seu dinheiro. Que tal verificar seus aparelhos e o que pode estar causando o problema?

Dica 4: Alimentação

O que é mais importante para você: sair no final de semana ou comer fora todo dia? Talvez fazer marmitas não seja sua praia e você prefira se alimentar em restaurantes próximos ao trabalho a ficar cozinhando. Mas se cozinhar for um hobby para você, que tal trocar o restaurante por marmitas saudáveis e guardar dinheiro para sair no final de semana com os amigos?

Dica 5: Fuja dos juros altos

Independentemente de você tomar um empréstimo pessoal ou financiamento para comprar uma casa, por exemplo, é sempre importante que faça muita pesquisa e fuja dos juros altos. Os valores cobrados pelas instituições bancárias pode variar muito, de acordo com a política e com a análise de crédito feita por cada uma.

Por isso, para economizar de verdade e usar seu dinheiro nas coisas que realmente lhe interessam, pesquise, compare e contrate crédito com juro justo e com parcelas que caibam em seu orçamento.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.