dorso de pessoa vestindo roupas de papai noel coim carrinho de compras cheio de embrulhos de presente

Há quem esteja se perguntando como sobreviver financeiramente às compras de presentes de Natal e outros gastos de final de ano. O cartão de crédito pode parecer um amigo, mas se usado com descontrole, poderá ser um vilão que lhe atacará já no início de 2018. Mas então, o que fazer?

Compras de final de ano

Nesta época do ano você é cercado de publicidade para comprar presentes de Natal. No caminho para o trabalho, na televisão, nas redes sociais. Nenhum lugar fica livre da publicidade que lhe diz que é hora de gastar com as pessoas que são importantes para você.

Mas o mais importante neste momento é não se deixar levar pela pressão pelo consumo. Os gastos devem ser condizentes com sua situação financeira e com as contas que lhe esperam em janeiro. Isso quer dizer que você pode sim usar o cartão de crédito, mas é preciso primeiro entender exatamente qual o seu limite.

Mas que limite?

Não estamos falando do limite de crédito que você recebeu pela administradora do cartão. Quando usamos esta palavra aqui, nos referimos ao limite de gastos que você pode ter sem comprometer suas finanças.

O ideal teria sido ter se preparado durante o ano para estas compras, mas se isso não aconteceu, temos algumas dicas que vão ajudá-lo a não se endividar.

Dicas valiosas

  • Faça uma lista das pessoas para as quais deseja comprar presentes de Natal. Isso ajudará a não se perder nas compras e até mesmo comprar dois presentes para uma mesma pessoa.
  • Separe a lista entre pessoas que você verá no dia de Natal e pessoas que você só verá após as festas. No período após o Natal as lojas costumam fazer promoções e você pode economizar em alguns presentes. Além disso, essa é uma forma de ‘parcelar’ o pagamento destes presentes.
  • Conheça a data de fechamento da sua fatura do cartão de crédito e use isso a seu favor. Conhecendo esta data poderá definir o melhor dia para fazer as compras de Natal sem apertar o orçamento familiar.
  • Pesquise e priorize. É cansativo, mas quanto mais você procura, mais chances tem de encontrar presentes bacanas por um preço mais confortável para seu orçamento. Além disso, priorize seu tempo para buscar primeiro os presentes mais difíceis ou para aquelas pessoas que verá primeiro.
  • Pense nas trocas. Está em dúvida sobre um presente? Melhor optar por uma loja que dê a opção de troca para o presenteado. Se ele ou ela mora em outra cidade, leve isso em consideração.
  • Guarde os comprovantes e acompanhe seu extrato bancário/fatura do cartão de crédito. Muito cuidado para não deixar de contabilizar as compras no orçamento, principalmente se pagará apenas no mês seguinte.
  • Evite compras parceladas. Sempre que puder, evite fazer muitos parcelamentos. Isso acaba fazendo com que sua fatura do cartão de crédito nos próximos meses fique maior, o que pode levar facilmente ao endividamento.
  • Se parcelou, anote em seu orçamento o número de parcelas e não esqueça de considerá-la a cada mês.
  • Fuja do rotativo. Gastou demais e já viu que não conseguirá dar conta da fatura do cartão? Antes de entrar nesta dívida cara que tem altos juros, faça a substituição por um crédito mais barato. Uma das opções é o crédito pessoal. Avalie, pesquise, simule e descubra uma opção de crédito mais inteligente para você.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.