senhor andando de skate feliz
Rentner auf Skatboard glücklich

A tão sonhada aposentadoria! Atualmente, as pessoas se aposentam após décadas de contribuição sindical e o fazem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após a contribuição, os aposentados recebem a Previdência Social. Mas e se você quiser aposentar e não depender disso? O que deve fazer? A Lendico reuniu dicas para dar início à sua aposentadoria dos sonhos!

Como começar a guardar dinheiro

Se você não está entre os 19% que estão se preparando para se aposentar, aproveite as dicas de especialistas que separamos hoje aqui no blog:

Defina uma meta!

Antes de começar a pensar em investimentos ou previdência privada, você precisa de um objetivo: saber o quanto deseja receber por mês e, para isso, o quanto deve poupar até lá! Por exemplo, você quer se aposentar com quantos anos? E quando estiver na aposentadoria, quanto receberá por mês? Definir esses pontos são os primeiros passos para um futuro tranquilo!

Comece pelo que você tem

Antes de pensar em fazer uma previdência privada, comece se propondo a guardar aquilo que já tem disponível mensalmente. Faça os cálculos de seus custos mensais e veja quanto já pode começar a economizar. Por menor que seja o valor, comece por ele. É melhor guardar pouco agora do que não ter guardado nada.

Esse valor é definido por uma fórmula na qual a idade e o tempo de contribuição devem somar 85 pontos para as mulheres e 95 pontos para os homens. Saiba mais por aqui.

Invista seu dinheiro

Busque formas de investimento que possuam liquidez mas que possam lhe trazer rendimentos maiores do que os da poupança. Isso lhe ajudará a fazer seu dinheiro se multiplicar mais rápido, garantindo mais recursos para a aposentadoria.

Apesar de todos os brasileiros terem direito à Previdência Social, há quem prefira métodos diferentes dos convencionais para a aposentadoria. Isso exemplo são os investimentos. Seja Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) ou até o Tesouro Direto. Investimentos relacionados à taxa de inflação e que também são isentos de imposto de renda tem chamado a atenção de pessoas cada vez mais.

Fuja da poupança!

Há tempos que investir na poupança já não dá o retorno desejado. O rendimento atual é menor do que 1%, ou seja, não vale a pena. Opte por rendimentos maiores como os do Tesouro Direto. Para saber qual modalidade combina mais com você, IPCA ou Selic, o site oficial do Tesouro Direto desenvolveu o Orientador Financeiro, que faz essa sugestão para você. Saiba qual a linha que mais combina contigo clicando aqui.

Não deixe seu futuro nas mãos de outras pessoas

Não é possível deixar sua aposentadoria somente nas mãos do INSS ou de uma previdência privada. Diversifique seus fundos para se aposentar.

Economize mais

Busque novas formas de economizar dinheiro. Rever seus gastos é uma ótima forma de encontrar novos meios de economizar para aposentadoria e também para aqueles planos de médio prazo, como uma viagem dos seus sonhos. Veja onde está deixando o dinheiro escapar e use as novas economias para investir na sua aposentadoria.

Busque novas formas de renda

Buscar uma segunda fonte de renda e guardar os lucros para aposentadoria é também uma forma de criar fundos para os anos sem trabalhar. E isso pode ser feito até por meio de formas simples, como o desapego de coisas que não usa. Que tal preparar periodicamente brechós e vender aquelas coisas que só estão ocupando espaço em sua casa? Isso pode lhe render dinheiro para investir na sua poupança.

Planejamento financeiro para a sua aposentadoria!

Sim, para manter o seu objetivo e alcançá-lo com destreza, você deve manter o foco. Por mais que o seu objetivo final seja apenas daqui 15, 20 ou 30 anos, manter a disciplina financeira é essencial para a sua aposentadoria agora. Leia aqui as nossas dicas para desenvolver o planejamento financeiro! E você, tem outras dicas para quem quer guardar dinheiro para se aposentar? Deixe nos comentários.

 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.