O Cadastro Positivo é um registro dos clientes que são reconhecidos como bons pagadores, diferente das famosas listas dos birôs de crédito que funcionam como um cadastro de devedores. Ele existe no Brasil desde 2011, mas foi aprovada pelo Congresso uma lei que faz com que todo cidadão entre automaticamente nesta lista.

Como funciona o Cadastro Positivo

A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República. Agora, é possível que as instituições financeiras ofereçam opções de crédito mais justas e mais condizentes com o histórico financeiro do consumidor. Isso porque a lei prevê o fornecimento de dados de bancos, administradores de consórcio, prestadores de serviços de água, eletricidade, esgoto, telecomunicações e gás, além de outras instituições que sejam autorizadas a funcionar pelo Banco do Brasil.

Com a nova condição do Cadastro Positivo será possível que as instituições acessem uma nota, uma pontuação que mostra se aquele consumidor é ou não um bom pagador. Antes só era possível saber se ele havia sido negativado por atrasar contas.

Além disso, o consumidor tem a liberdade de pedir que seus dados sejam retirados do Cadastro Positivo, se assim desejar, mas com isso perderá as vantagens referentes às facilidades de crédito.

A Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), fez um vídeo explicando porque as fintechs como a Lendico, membros da associação, são a favor da aprovação desta nova lei:

Nós também criamos um infográfico para lhe ajudar a entender os principais benefícios de contar com o Cadastro Positivo:

E aí, também acha que o Cadastro Positivo pode trazer muitos benefícios para você na hora de conseguir crédito?

Tem dúvidas? Deixe suas perguntas nos comentários.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

53 comentários

      1. Olá, Eliana.

        A análise da lendico é personalizada, portanto cada cliente possui uma taxa e um limite. Hoje, o nosso CET (Custo Efetivo Total) varia entre 2,97% a 17,39%. Somente fazendo a análise você poderá ter a sua taxa personalizada.

  1. Eu gostaria de saber como fazer um empréstimo pois fui protesto em cartório gostaria de um empréstimo para quitar o cartório e assim ficar com meu nome limpo para sempre o que vcs me aconselham ???

  2. Eu tenho o cadastro positivo, estou tentando financiar um carro, porém meu score está baixo e o banco não está aprovando, gostaria de saber se vcs podem fazer algo para que meu score aumente e eu consiga financiar meu carro, não tenho o nome negativado.

  3. Olha meus amigos esta lista de bons pagadores existe desde 1964 e se você tem nome no Serasa e alguém te prometer crédito procure imediatamente a polícia você está sendo roubado ok.
    Não existe empréstimo nenhum pra pessoas com o nome sujo ou seja cliente do Serasa SPC.

    1. Olá Nelson,

      existem algumas empresas confiáveis que fazem empréstimo para negativados, mas em geral têm juros mais altos. A dica é ficar atento e nunca fazer pagamentos antecipados.

    1. Olá, Silmara. Funciona assim: você faz o pedido de uma análise e, de acordo com o seu perfil, vamos apresentar uma pré-aprovação com a sua taxa e o limite de crédito que você tem. Tudo sem compromisso.
      E no nosso empréstimo você não precisa dar bens como garantia.

  4. EU DESISTO NINGUEM ME CRDITO NAO TENHONOME SUJO TENHO COMO PAGAR POIS EU ME VIRO PRA ISSO SOU ALTONOMO NAO TENHO NADA EM MEU NOME NEM CONTA MAIS NAO APROVAM DE JEITO NENHUM CREDO FALTA DE OPORTUNIDADE PRA GENTE TRISTE

  5. Fiz meu cadastro e amanhã me prometeram depositar até as 18:00 , por enquanto achei muito bom… Quando estiver com o dinheiro na conta irei dar minha avaliação…Mas super fácil e sem burocracias até o momento .

    1. Olá, Janente. Em nosso sistema consta que você fez um pedido em novembro e não presseguiu. O pedido expirou e agora você deve realizar um novo. Obrigado.

    1. Olá, Evaldo.

      Você deve ver as condições na proposta pré-aprovada que temos para você. Lembrando que o valor máximo de parcelas da Lendico é em 36 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.