cheque especial_juros

cheque especial_juros

Em abril, a taxa média de juros cobrados pelos bancos, na modalidade de cheque especial atingiu 308,7% ao ano, ou seja, a maior desde julho de 1994. Os números foram divulgados pelo Banco Central nessa quarta-feira (25).

Cuidado com o cheque especial!

Comparada a março, quando estava em 300,8% ao ano, a taxa média de juros cobrados do cheque especial teve um aumento de 7,9 pontos percentuais. Em abril do ano passado, ela era de 225,9% ao ano, tendo assim, um aumento de 82,8 pontos percentuais.

Em parceria com o cartão de crédito rotativo, os juros do cheque especial são os mais altos do mercado brasileiro. A taxa de inadimplência do cheque especial somou 14,4% em abril.

O cartão de crédito continua como o crédito mais caro

Se você pensa que os juros cobrados pelo cheque especial são altos, deve avaliar também os do cartão de crédito. De acordo com o Banco Central, a taxa média do crédito rotativo ficou em 448,6% ao ano. Contudo, em relação a março, a modalidade sofreu uma queda de 0,8 ponto percentual. Mas não se engane! Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 101,2 pontos percentuais.

A dica para escapar dos juros é pagar toda a fatura do cartão no vencimento, não deixando saldo devedor. A inadimplência nesse campo somou 36,4% em abril – uma das mais altas nas linhas crédito. Saiba aqui como funciona o rotativo do cartão de crédito.

Crédito pessoal também aumentou

No campo do crédito pessoal para pessoas físicas (sem levar em consideração o crédito consignado), a taxa média cobrada pelos bancos atingiu 130,8% ao ano em abril, contra 126,2% em março. Nesse caso, houve uma alta de 4,6 pontos percentuais em abril e de 17,8 pontos percentuais em doze meses.

Uma alternativa de crédito com juros menores

Com o avanço da internet, empresas financeiras estão incorporando cada vez mais a tecnologia em suas operações. Elas são chamadas de fintechs (o termo é a junção de tecnologia e finanças, em inglês). Empresas como essas, apresentam soluções para clientes mal atendidos pelas instituições financeiras como por exemplo, o cartão de crédito oferecido pela empresa Nubank, que dá ao cliente a opção de solicitar um cartão de crédito, sem que ele esteja ligado a um banco. Quando falamos em comparação de crédito, outros sites que fazem isso são: Compara Online e Bom Pra Crédito.
 


empréstimo pessoal


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.