Uma sacola branca com uma escrita dizendo Black Friday

Compras, compras e compras. Quem não gosta de sair de casa podendo gastar um pouco a mais? Seja com roupas, eletrônicos ou coisas para casa até. Isso não é um problema quando cabe no planejamento mensal e você não deixa de pagar as contas fixas. Mas quando esse hábito passa dos limites? Se a conta parece estar cada vez mais no vermelho, talvez seja hora de reavaliar se esse não é um possível comportamento compulsivo e repensar os seus hábitos. A Lendico te ajuda a identificar cinco ocasiões que contribuem para que isso aconteça:

1. O limite do seu cartão de crédito está cheio

Não há desculpas que te façam usar o limite do seu cartão de crédito com compras supérfluas. Nem mesmo o programa de fidelidade que as operadoras mantêm com o cliente, onde o montante gasto pode ser convertido em bônus, milhas e até descontos. Pense nele como um recurso que deverá ser usado em ocasiões emergenciais ou compras que realmente foram planejadas e são necessárias.

2. Recebeu uma promoção no trabalho e já pensou em festejar

Quando recebemos uma promoção no trabalho ficamos felizes e já pensamos nas comemorações com familiares e amigos, mas cuidado! É preciso ter cautela com essas compras comemorativos pois, pela empolgação do momento, podemos desembolsar mais do que o novo orçamento deixará; seja com roupas novas ou até mesmo com a conta do happy hour. Claro, você deve comemorar esse momento porque foi uma conquista sua, contudo, indicamos que você tenha um planejamento desses custos extras para não perder o controle e criar uma dívida sem necessidade.

3. Sua loja favorita está em liquidação

Você fica com vontade de comprar tudo quando a sua loja favorita está em liquidação e você tem uma folga no orçamento? É realmente tentador, mas vale a pena lembrar que o desconto é no produto e não na sua conta bancária. Não se deixe levar pelas ofertas sazonais, pois elas podem ser temporárias, porém as dívidas que ficam não são. Ficou com vontade de comprar algo? Então, antes de adquirir qualquer item, analise se você realmente precisa dele.

4. Problemas com a autoestima

Uma baixa autoestima impulsiona compras sem planejamento pois, a pessoa tende a preencher vazios com bens materiais, ao invés de adquirir vínculos afetivos, uma maneira errada de se compensar. Se estiver passando por algo parecido, mude a sua rotina e ao invés de sair para comprar, saia para conhecer novas pessoas ou até mesmo caminhar.

5. Uma ansiedade que causa um descontrole

Compras impulsivas por ansiedade te levam a duas consequências: descontrole financeiro e dívidas. Essa prática é considerada por psicólogos como compulsão e, em casos graves, ela precisa ser tratada com medicamentos. Não se deixe levar pela felicidade momentânea da aquisição de um bem material porque esse sentimento é passageiro, mas as dívidas não.

Precisando de uma ajuda com transferência de dívida? A Lendico tem a melhor taxa de juros do mercado e te oferece uma mão extra no orçamento para começar 2016 sem dívidas!

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.